Este sítio usa cookies para melhorar a experiência da sua visita, se continua é porque aceita. Mais informação.
MENU rápido para celular

Dente do siso (juízo)

Terceiro molar

O dente do siso (terceiro molar) não surge antes dos 17 anos ou até mais tarde. É necessário um considerável crescimento da arcada após os 12 anos para permitir espaço a estes dentes.

Têm muitas anomalias e variações na forma. O nome siso é significativo de juízo. Designam-se assim por surgirem na boca depois dos 17/18 anos. Outras culturas dão outros nomes a este tipo de dente. Por exemplo os coreanos chamam-lhe o dente do amor 'Sa-rang-nee', também relacionado à idade em que aparecem.

Estes dentes dão muitos problemas. Muitas vezes permanecem inclusos no osso alveolar durante anos e quando nascem vêm tortos. Se estiverem posicionados com a coroa apontando na direção da raiz do segundo molar, podem provocar a sua destruição.
Outro problema reside na gengiva que cobre o topo do dente. A sua demora em retrair cria um espaço difícil de limpar, por cima da coroa do dente. O resultado é uma cárie, ocorrência de mau odor (mau hálito) e gosto desagradável, devido à decomposição de resíduos alimentares. Algo que acontece frequentemente durante a erupção dos dentes do siso é a inflamação da gengiva provocando dores que podem estender-se à garganta.

Por vezes eles estão ausentes. Uma forma de determinar se os terceiros molares (dentes do siso) estão ou não presentes dentro do osso da arcada dentária, é através de uma radiografia.

As pessoas que têm os dentes do siso devidamente desenvolvidos e alinhados são de fato uma minoria. Pensa-se que é um dente com tendência a desaparecer com a evolução do ser humano. Normalmente quando um dente do siso dá problemas o melhor é extrair.

Em geral os dentes do siso não são colocados nas próteses dentárias. Assim duas dentaduras totais, uma em cima e outra em baixo contam no conjunto sómente 28 dentes, ao invés dos 32 dentes de uma dentição adulta completa. Não se usam os dentes correspondentes aos sisos.

dente do siso incluso