Este sítio usa cookies para melhorar a experiência da sua visita, se continua é porque aceita. Mais informação.
MENU rápido para celular

Gengiva Inflamada - Gengivite e Periodontite

As doenças das gengivas são frequentemente silenciosas, não provocando dor. No entanto o seu estado está intimamente ligado ao suporte do dente e sua manutenção.

Os tipos de doença das gengivas mais comuns são a gengivite e a periodontite. O seu dentista estará apto a identificar estes problemas. No entanto haverá casos que precisam da opinião de um especialista em Medicina Oral.

Sintomas de doenças das gengivas - Gengivite e Periodontite:

gengiva normal

foto de gengiva saudável

Gengivite

A gengivite é uma inflamação das gengivas. É muito frequente e fácilmente tratável. Indolor na maioria dos casos é devida normalmente a maus cuidados de higiene. Tanto a gengivite como a periodontite têm origem em bactérias da placa bacteriana. Por isso a visita a um higienista oral é tão importante. Aí serão ensinadas as melhores técnicas de escovagem. A gengivite pode evoluir para periodontite.
É verdade! Todos pensamos que lavar os dentes não exige nenhuma técnica especial. Nada mais errado como será demonstrado na consulta referida e provado com corantes que revelam a placa bacteriana.

Periodontite

A periodontite é a principal causa de perda de dentes entre a população adulta. Também é conhecida como piorreia.
Quando ocorre não são só as gengivas que são afectadas mas todo o periodonto que é o tecido envolvido na retenção mecânica do dente no seu alvéolo. Havendo destruição do periodonto perde-se a ligação da raiz do dente ao osso. A consequência é a perda do dente mesmo que se apresente sem cárie. É um processo normalmente indolor e irreversível se não for tratado a tempo.
Uma forma importante de prevenir a periodontite é fazer-se destartarização regularmente. Este procedimento clínico pode ser realizado pelo dentista ou pelo higienista oral. Não subestime este ato médico se tem amor aos seus dentes.
Prevenir é melhor do que tratar. Embora o tratamento da periodontite seja possível, depende em muito de ser diagnosticada a tempo de salvar os dentes. A doença periodontal é uma doença crônica, é fundamental um programa de controlo para conter o seu avanço. Os sinais são:

Prevenção de doença nas gengivas

Conforme ficou relatado anteriormente, a maneira de prevenir o aparecimento de doença gengival, está nos cuidados de higiene bucal. O uso de uma escova de cabeça pequena/média, de cerdas suaves/médias numa escovagem cuidadosa em movimentos rotativos, inclinada para a gengiva, sempre após as refeições, é um bom contributo para uam boca sã. Também a utilização do fio dental uma vez por dia, de preferência antes de deitar, é importante para prevenir problemas na gengiva.