dentes.info
Home | Dentinho

Vamos lavar os dentes?

escovagem do dente
A carne de lobo, dentes de ferro.(provérbio)
- Primeiro coloque uma bola de creme dental (do tamanho de uma ervilha) numa escova macia. Não é preciso maior quantidade. Agora veja as duas figuras em baixo. Rode a escova nos dentes com jeito para não ferir a gengiva. Faça isso várias vezes, sem forçar. Repare como a escova está inclinada para a gengiva.

lavagem do dente

Sabe usar o fio dental?

Criança já com dentição mista
- O fio dental é um fio muito fino coberto de cera para escorregar melhor entre os dentes. Nesses sítios a escova não consegue fazer o seu trabalho. É preciso a ajuda deste fio para tirar os restos de comida. Olhe para a figura para tentar perceber como funciona. Das primeiras vezes vai precisar da ajuda de um adulto. Faça esta limpeza em frente de um espelho.

Ainda falta a língua

Esquema da língua
- Depois dos dentes é a vez dela. Passe suavemente com a escova em toda a superfície e bocheche bem. É a língua que ajuda a saborear os alimentos gostosos que comemos, também merece a nossa atenção. Quem não gosta de ter uma língua rosadinha? Cada zona tem os seus recetores próprios. Na figura ao dá para perceber pelas diferentes cores onde é percecionado cada tipo de alimento. Por exemplo, só a parte da frente é que saboreia os doces.

Isto nunca vai acontecer aos seus dentes porque não vai deixar

Dente estragado
- Vai poder rir à vontade, sem vergonha. Está aprendendo o que fazer para os dentes durarem toda a vida e serem sempre bonitos. Além disso pode ensinar outras pessoas a fazer o mesmo, começando pela família. Os alimentos só fazem mal aos dentes se não forem bem limpos depois de comer. Quando quiser saborear um doce, deve fazê-lo às refeições (almoço ou jantar) para depois poder lavar os dentes. Nunca deve comer doces entre as refeições. Sempre que comer pão, bolos, ou alimentos açucarados e peganhentos, deve lavar os dentes. É que estes alimentos também são os preferidos das bactérias que estragam os dentes. E chiclete!? Sem açucar, não tem problema.