dentes.info
Home | Prótese Dentária | Artigo sobre implantes

Implantes dentários

implantes colocados

- Os implantes dentários são estruturas em titânio* ou zircônia** que são implantadas no osso do maxilar superior ou da mandíbula e destinam-se a suportar um ou mais dentes que estão em falta (até mesmo todos os dentes). Reproduzem artificialmente as raízes dos dentes naturais.
Eliminam a necessidade de recorrer aos dentes adjacentes do espaço que se pretende restaurar e no caso dos desdentados totais, permitem a retenção e fixação das próteses sendo inultrapassáveis neste ponto.
*tipo de metal considerado o mais compatível com o organismo humano
**cerâmica muito resistente e inerte (óxido de zircónio estabilizado com ítrio)

Apesar de na imagem acima estarem presentes nove implantes (dois já com os respetivos pilares), é perfeitante possível restaurar a dentição em cada arcada, utilizando sómente 4 implantes.
É o conhecido protocolo All-on-4.
Sobre os implantes são então aparafusadas as pontes com dentes de cerâmica. Os parafusos de fixação não se vêm porque são perfeitamente camuflados com materiais compósitos no mesmo tom dos dentes.


Questões frequentes sobre implantes dentários

Dentadura completa de acrílico

- Colocar implantes faz doer?
Não. Os procedimentos cirúrgicos são minimos e requerem apenas anestesia local. Depois de passar o efeito da anestesia pode experimentar algum desconforto, à semelhança de quando se extrai um dente.

- Quem pode receber um implante?
Qualquer pessoa é elegível para receber um implante. A resposta definitiva só pode ser conhecida depois de exames clínicos levados a cabo pelo dentista.

- Quanto tempo demora até ter os dentes novos?
As últimas técnicas permitem que a pessoa saia com dentes do consultório. Contudo, dependendo da qualidade do osso, eles podem ser deixados em repouso (sem qualquer carga) durante um período de 3 a 6 meses para permitir a cicratização e a integração no osso. Durante este tempo o paciente usará uma prótese temporária.

- Os implantes dentários são caros?
São. Os implantes são o produto de muita investigação e são feitos de materiais dispendiosos. Exigem também muita formação por parte de todos os intervenientes. Por outro lado são estudados para durar toda a vida.