dentes.info
Home | Prótese Dentária

Dentadura

Coroas de Cerâmica

A carne de lobo, dentes de ferro.(provérbio)
- A perda de dentes pode ser provocada pela cárie, doenças das gengivas e por traumatismos. Quando faltam dentes, os que estão ao lado e os oponentes tendem a mover-se para o espaço livre provocando todo o tipo de desequilíbrios nas arcadas dentárias. Também se dá a reabsorção do osso alvéolar (desaparecimento, por absorção pelo organismo), que é o osso esponjoso onde estão implantadas as raízes dos dentes. Para restaurar as funções: mastigatória, estética e fonética, e minimizar os efeitos acima referidos, fazem-se as próteses dentárias, vulgo dentaduras.
As próteses dentárias podem ser removíveis (o paciente pode-as tirar sempre que o desejar) , ou fixas (cimentadas ou aparafusadas a implantes e só o dentista as poderá remover). Ambas as próteses podem ser parciais ou totais (as fixas só podem ser totais no caso de implantes). mais »»


Prótese Fixa

Criança já com dentição mista

- As próteses fixas são constituídas por coroas, pontes e próteses totais suportadas por implantes. As coroas são capas que se destinam a reconstruir a coroa natural do dente parcialmente destruído. Implica a existência de parte da estrutura do dente que se propõe reconstruir e ao qual será cimentada.
A prótese fixa é a opção ideal nos casos em que faltam poucos dentes, não só pelo conforto como pela estética mais »»


Prótese Removível

Esquema dos dentes de cima

- As próteses removíveis podem ser parciais e totais. As parciais removíveis podem ser totalmente em acrílico ou terem uma parte metálica chamada esqueleto e destinam-se a substituir um ou mais dentes. Estas últimas são conhecidas como esqueléticas.
As próteses parciais removíveis em acrílico são as mais baratas e deveriam ter apenas um carácter temporário. No entanto são as mais usadas por razões sócio económicas. Este tipo de prótese é mantida na boca pelas retenções presentes nos dentes que ainda restam. Apoia-se nos tecidos moles e no caso de algumas esqueléticas também nos dentes naturais ainda presentes. mais »»