Este sítio usa cookies para melhorar a experiência da sua visita, se continua é porque aceita. Mais informação.
MENU rápido para celular

Ponte Dentária (prótese fixa)

Era uma vez uma ponte dentária

A Miriam vivia infeliz, não podia sorrir. Faltava-lhe um dente da frente. Um dia ouviu falar numa tal de ponte dentária mas pouco mais sabia.
Foi a pensar nela, e noutras pessoas como ela, que surgiu esta página. Então como explicar o que é uma ponte?

Uma ponte tem no mínimo dois pilares e um vão suspenso. Neste caso como falamos de prótese fixa, os pilares são os dentes de cada lado do espaço desdentado e o vão é um dente suspenso ligado aos pilares, o qual tem o nome de pôntico.

ponte dentária
preços

Este conjunto que no exemplo acima é composto por três dentes, pode ser mais complexo e envolver mais pilares e pônticos. O revestimento exterior é sempre de cerâmica e o interior, não visível, de liga metálica ou materiais híbridos de cerâmica.

A prótese fixa é o melhor tipo de prótese que se pode colocar. Incomparávelmente superior a qualquer tipo de prótese removível (esquelética, flexível, acrílica). Com recurso a implantes dentários, mesmo quem não tem dentes nenhuns pode colocar pontes dentárias.

As pontes dentárias fazem parte daquele tipo de prótese denominada prótese fixa. A razão é que tal como o termo revela, fica fixa no lugar não podendo ser retirada pela pessoa que a usa. Têm uma grande durabilidade, estabilidade de côr e resistência ao desgaste.

Existe ainda um outro tipo de ponte dentária, conhecida por Maryland ou ponte adesiva e limitada a casos específicos (dentes incisivos superiores).

Em todos os casos (exceto com recurso a implantes), os dentes que são preparados para servir de pilares a uma ponte são préviamente desgastados e eventualmente desvitalizados.

A higiene dentária é condição essencial para a durabilidade de uma ponte. Deficiente condição bucal leva a problemas gengivais, que no seu estádio mais grave provocam a perda dos dentes pilares. Isto acontece derivado à perda óssea provocada por doenças como a periodontite.

Foi assim, com uma prótese dentária fixa que a Miriam resolveu o seu problema e voltou a sorrir. Faça o mesmo quanto antes, cada dia que passa é um dia que passa.