Este sítio usa cookies para melhorar a experiência da sua visita, se continua é porque aceita. Mais informação.

Prótese Dentária Adesiva

Ponte Fixa Adesiva

A prótese adesiva (ponte adesiva) só pode ser indicada em casos específicos porque tem uma retenção muito fraca. Também conhecida como Maryland Bridge (ponte), é uma prótese fixa com um único dente postiço. Mais vezes utilizada para colocar um incisivo lateral superior, menos frequentemente um incisivo central superior.

Fica grudada na parte de trás dos dois dentes de cada lado do espaço desdentado (usualmente incisivos, podendo-se utilizar o canino).
O dente falso é de cerâmica mas a estrutura interna costuma ser de metal. Normalmente esta ponte com um único dente fica cimentada numa zona do dente conhecida como cingulum.

Vantagens da prótese adesiva

prótese dentária adesiva - Ponte Maryland

A grande vantagem da Ponte Maryland (prótese adesiva) é a de não ser necessário desbastar muito os 2 dentes que servem de suporte à ponte.
Esse desgaste é minímo e feito na face palatina dos dentes (face virada para o céu da boca), não sendo perceptível a quem olha de frente.
Permite a preservação dos dentes de suporte, o que é muito vantajoso se forem perfeitos e estiverem em boas condições.

Desvantagens da prótese adesiva

O seu uso restringe-se essencialmente na colocação de um dente incisivo superior central ou lateral, como ficou referido.
Muito problemática quando empregue para repôr um dente incisivo inferior. Mesmo nos caso favoráveis mencionados acima, tem grande probabilidade de cair. Quando isso acontece precisa ser grudada de novo se entretanto não ficar danificada, seja por queda ou outra razão.

Preço - Valor

A opção por uma prótese dentária fixa deste tipo deve ser evitada em favor de outras soluções mais seguras: ponte convencional, coroa sobre implante. Não pode ser aconselhada sem um apurado critério e experiência de quem a coloca. O preço médio da prótese dentária fixa adesiva é R$ 1.307,00 para o Brasil e 1.300,00 € para Portugal.